Proespaço
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS INDUSTRIAS DO ESPAÇO


 
     
  Home > Notícias  
  Notícias do Sector | Portugal  
   

SIC NOTÍCIAS
Continuação ou não de Portugal na Agência Espacial Europeia em análise

Fonte: Jornal da SIC NOTÍCIAS / 21h00 / 22 de Novembro 2012

Mário Crespo entrevista António Neto da Silva – Presidente da PROESPAÇO - Agência Portuguesa das Industrias do Espaço.

VER NOTÍCIA

TSF
Cérebros da área espacial prontos para fazer as malas

Fonte: TSF / 02 de Outubro 2012

Entrevista ao presidente da PROESPAÇO na TSF

Jornalista Bárbara Baldaia conversou com António Neto da Silva, presidente da PROESPAÇO, a Associação Portuguesa de Indústrias do Espaço, que lamenta a falta de investimento no setor.

VER NOTÍCIA

TEK SAPO
Contratos portugueses com a ESA em risco

Fonte: TEK SAPO/ 02 de Outubro 2012

Portugal pode perder 250 investigadores altamente qualificados se Portugal não subscrever os programas da Agência Espacial Europeia (ESA), avisa hoje o presidente da Proespaço, a associação portuguesa de indústrias do Espaço.

O alerta está relacionado com a necessidade do Governo investir na ESA para garantir que uma fatia dos contratos adjudicados pela agência contempla as empresas portuguesas, à semelhança do que tem sido feito noutros anos.

VER NOTÍCIA

ETV / PROESPAÇO
Entrevista ao presidente da PROESPAÇOno canal Económico TV

Fonte: ETV / 18 de Julho 2012

O sector do Espaço em Portugal em análise no Primeira Hora com a presença de António Neto da Silva, Presidente da Proespaço.

VER NOTÍCIA

CAST / PROESPAÇO
6th International Workshop and Advanced School 2011:
Dinâmica e Controlo de Voos Espaciais

Fonte: PROESPAÇO / Março 2011

O centro de investigação CAST – Centre for Aerospace Science and Technologies da Universidade da Beira Interior, em colaboração com a Proespaço, organiza a sexta edição do International Workshop and Advanced School, subordinado ao tema Spaceflight Dynamics and Control (Dinâmica e Controlo de Voos Espaciais), que irá decorrer nos dias 28, 29 e 30 de Março, na Covilhã.

O Workshop e a Escola Avançada reúnem investigadores de grande prestígio de todo o mundo, contando nesta edição com a participação de cientistas do sector espacial do mundo académico ao profissional, oriundos do Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia, e Suécia. A realização da reunião coincide com as comemorações do 50º aniversário do primeiro voo do homem ao espaço (Yuri Gagarin), que se realizou no dia 12 de Abril de 1961.

VER NOTÍCIA

PROESPAÇO
A PROESPAÇO na vice-presidência da mesa de assembleia-geral da CIP

Fonte: PROESPAÇO / Fevereiro 2011

Os órgãos sociais da CIP – Confederação Empresarial de Portugal  para o triénio 2011-2013 foram empossados no passado dia 13 de Janeiro, numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa na presença de 350 pessoas, incluindo os Ministros da Economia, das Obras Públicas, do Ambiente e do Trabalho, os Secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Adjunto e da Indústria, da Modernização Administrativa, do Comércio, da Energia e do Emprego, o Presidente do CES, o Presidente da AICEP, do IAPMEI, da ERSE, os Presidentes da CTP, CPCI e CAP, o Vice-Presidente da CCP, o Secretário-Geral da UGT e o Vice-Presidente da CGTP.

VER NOTÍCIA

PROESPAÇO
Empresas da PROESPAÇO entre as 10 empresas que mais investiram em Inovação em 2009

Fonte: GPEARI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior / Janeiro 2011

O Gabinete de Planeamento e Estatística (GPEARI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgou os dados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN) referente a 2009, que salienta a presença da Deimos Engenharia, do Grupo Critical, do Grupo Empordef (no qual inclui-se a EDISOFT) e do Grupo Efacec no conjunto das 100 empresas que mais investiram em inovação em 2009.

VER NOTÍCIA

ESA
4º FORUM DO ESPAÇO – 10 Anos de Portugal como membro da ESA.

Fonte: PROESPAÇO / Janeiro 2011

No dia 07 de Dezembro de 2010, decorreu o 4º Forum do Espaço no Pavilhão da Ciência e do Conhecimento que assinalou o 10º aniversário da adesão de Portugal à ESA (European Space Agency) e promoveu a visibilidade das actividades espaciais desenvolvidas em Portugal e na Europa.

Portugal tornou-se um novo estado membro da ESA em 14 de Novembro de 2000, estabelecendo-se assim um importante marco no desenvolvimento de sector espacial Português competitivo. Ao longo desta década, foram conduzidos mais de 1000 projectos financiados em mais de 90 milhões de Euros, no âmbito dos programas espaciais da ESA, sendo que o retorno global do investimento público atingiu, no fim de 2009, um valor próximo de 100% após um crescimento sustentado desde os primeiros anos da década de 2000.

VER NOTÍCIA

INDRA
Indra logoA INDRA vai desenvolver um sistema radar de detecção de objectos no espaço para Agência Espacial Europeia

Fonte: Indra / Outubro 2010

  • A empresa fechou três importantes contratos com a Agência Espacial Europeia (ESA) no valor total de 5,4M€;
  • O projecto implica o desenho de um sistema radar com tecnologia de ponta que permite detectar objectos a uma distância até aos 2.000 km da Terra.

A Agência Espacial Europeia (ESA) adjudicou à Indra o concurso para o desenho do futuro radar de vigilância de objectos em órbitas próximas da Terra e o desenvolvimento do seu protótipo; a empresa também irá realizar o estudo para determinar a sua localização, e vai desenvolver um simulador do sistema. O valor total destes contratos ascende a 5,4M€.

Com esta adjudicação a Indra assegura um papel importante na fase de preparação do programa de Conhecimento do Espaço promovido pela ESA (Space Situational Awareness, SSA). A iniciativa procura melhorar a segurança das missões espaciais, expostas a colisões com outros objectos em órbita, a tempestades magnéticas e a possíveis meteoritos.

VER NOTÍCIA

 
   
   
Topo  
     
 
Contactos   © 2014. Proespaço. Todos os direitos reservados